O ex-lateral-direito Lucas se aposentou do futebol em 2020 e atualmente trabalha em uma empresa de e-commerce. Apesar de estar fora do futebol e ligado à moda, o ex-jogador ainda tem muito o que falar sobre o esporte que o projetou nacionalmente. Revelado nas categorias de base do Figueirense, Lucas passou por grandes clubes brasileiros como Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense, além da Seleção Brasileira.
Em entrevista exclusiva ao programa “Manchete Esportiva”, da Rádio Manchete, Lucas lembrou dos momentos vividos com a camisa do Botafogo, clube que defendeu entre os anos de 2011 e 2014. Além disso, o ex-jogador falou especialmente sobre a disputa por posição na lateral-direita do Botafogo, que hoje tem Vitinho e Mateo Ponte como as principais opções.
“A minha passagem no Botafogo foi incrível, passei pouco mais de quatro anos dentro do clube. Foi um clube que me abraçou de uma forma muito grande e sou muito grato ao Botafogo. Pude viver momentos especiais e um deles chegar à Seleção Brasileira. Falando de hoje em dia é um outro Botafogo. Na minha época era boa, mas uma época de vacas magras. Hoje o Botafogo é campeão brasileiro e campeão da Libertadores. Então eu acompanho com bons olhos. O torcedor do Botafogo merece isso”, comentou Lucas.
Consistência para se manter no Botafogo
Questionado sobre a característica principal para um atleta se manter por tanto tempo num grande clube, Lucas citou a consistência. Para o ex-lateral, o jogador precisa se manter em alto nível e constante evolução, ainda mais diante da exigência de um grande clube.
“Ao meu modo de ver é a consistência. Realmente a torcida do Botafogo exige bastante e essa exigência deve ser levada pra dentro de campo. O Botafogo é um clube muito grande e que vem de conquistas grandes. O patamar subiu um pouco. Então se o ano passado foi bom, precisa melhorar. O Botafogo também tem uma boa condição financeira, então se o jogador não render, outro vai ser contratado. Acredito que o jogador precise de uma consistência, além da evolução.
Disputa entre Vitinho e Mateo Ponte
Por fim, Lucas comentou sobre a lateral-direita do Botafogo. O ex-jogador citou as características de Vitinho, titular da equipe, e Mateo Ponte, que busca oportunidades. De acordo com Lucas, os dois jogadores ainda tem muito a evoluir.
“A gente vê o Vitinho defendendo muito bem e o Mateo Ponte atacando muito bem. Acho que isso não deixa o torcedor confiante pra falar qual é o lateral-direito. Falta no Vitinho esse poder ofensivo de chegar e definir a jogada. Eu vejo que ele chega bem ao fundo e na área, mas falta uma definição melhor. No Mateo Ponte eu vejo uma definição melhor, mas falta uma reposição defensiva. São dois jogadores que têm potencial para melhorar”, finalizou Lucas.
Em sua carreira no futebol, Lucas conquistou títulos como a Taça Rio, Taça Guanabara, Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Superclássico das Américas. Lucas também foi eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Carioca no ano de 2013.
*Reportagem: Ricardo Oliveira/ Agência RTI Esporte