O Flamengo segue como o clube com a maior torcida do Brasil, de forma isolada, segundo os primeiros dados revelados pela pesquisa encomendada pelo jornal O Globo aos institutos Ipsos-Ipec. Com 21,2% de preferência nacional, o rubro-negro ampliou sua vantagem sobre os concorrentes, enquanto Corinthians e São Paulo apresentaram queda além da margem de erro, com 11,9% e 6,4%, respectivamente.
A pesquisa é considerada a maior já feita no país sobre o tema e não avalia apenas a quantidade de torcedores, mas também o grau de fanatismo, engajamento com o clube, relação com a seleção brasileira e até a simpatia por clubes estrangeiros. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de junho, com mais de 2 mil entrevistados acima de 16 anos em 132 municípios de todas as regiões do Brasil. O método permitia citar até dois clubes, caso o torcedor tivesse “coração dividido”.
Ranking das maiores torcidas do Brasil:
-
Flamengo – 21,2%
-
Corinthians – 11,9%
-
Palmeiras – 6,5%
-
São Paulo – 6,4%
-
Vasco – 3,4%
-
Grêmio – 3%
-
Cruzeiro e Atlético-MG – 2,3%
-
Bahia – 2,2%
-
Santos – 2%
-
Internacional – 1,7%
-
Botafogo – 1,5%
-
Sport – 1,3%
-
Fluminense e Seleção Brasileira – 0,9%
-
Vitória – 0,8%
-
Fortaleza e Ceará – 0,7%
-
Santa Cruz – 0,6%
-
Athletico-PR e Remo – 0,5%
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. No comparativo com os dados de 2022, Flamengo manteve sua posição de liderança com oscilação positiva. Corinthians e São Paulo, por outro lado, perderam torcedores além da margem de erro. Já clubes como Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Sport, Vitória e Remo cresceram dentro da margem.
A pesquisa ainda apontou estabilidade em clubes como Santa Cruz e Athletico Paranaense, e oscilação negativa dentro da margem em times como Palmeiras, Vasco, Grêmio, Santos, Internacional, Fluminense, Fortaleza e Ceará.
O resultado reforça o tamanho da Nação Rubro-Negra e o impacto do clube carioca no cenário nacional — agora mais distante ainda dos seus principais rivais em termos de torcida.