Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Força Municipal Chega ao Méier e Cachambi para Reforçar a Segurança na Zona Norte
Rio de Janeiro
Força Municipal Chega ao Méier e Cachambi para Reforçar a Segurança na Zona Norte
Lula e Flávio Bolsonaro enfrentam ˜Nós Políticos˜em oito maiores colégios eleitorais do Brasil
Política
Lula e Flávio Bolsonaro enfrentam ˜Nós Políticos˜em oito maiores colégios eleitorais do Brasil
Ataque a tiros deixa um morto e cinco feridos no centro de Israel
Destaque
Ataque a tiros deixa um morto e cinco feridos no centro de Israel
Segurança na Saúde: UPAs Estaduais do Rio Ganham Reforço do “Botão do Pânico”
Estado
Segurança na Saúde: UPAs Estaduais do Rio Ganham Reforço do “Botão do Pânico”
Neymar indica que 2026 será sua última Copa do Mundo
Esportes
Neymar indica que 2026 será sua última Copa do Mundo
DER-RJ reforça segurança viária na RJ-106 para reduzir acidentes e preservar vidas
Estado
DER-RJ reforça segurança viária na RJ-106 para reduzir acidentes e preservar vidas
Turista pula em queda d’água nas Cataratas do Iguaçu para recuperar celular
Brasil
Turista pula em queda d’água nas Cataratas do Iguaçu para recuperar celular
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

São Gonçalo desenvolve programa de alimentação saudável

Siga-nos no

Fotos: Julio Diniz

Os alunos de primeiro ano da Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, em Vista Alegre, tiveram um início de tarde diferente. Depois de plantar e cultivar a horta da unidade, nesta segunda-feira (7) finalmente puderam colher parte da produção, que contemplou alface, salsa, cebolinha e coentro. O destino foi o melhor possível: as hortaliças foram higienizadas e servidas à vontade na merenda escolar.

A ideia da horta partiu do professor João Carlos de Azevedo, com o objetivo de estimular a alimentação saudável. Além disso, ele se certificou de que todo o material usado na horta fosse reciclado, trabalhando também questões de meio ambiente.

“Já havia um canteiro e nós tivemos a ideia de resgatá-lo, juntando as temáticas de afetividade e meio ambiente. Nós juntamos garrafas pet, fizemos regadores, colocamos a mão na massa e trouxemos as sementes para que as crianças plantassem. Cada turma, semanalmente, ia até a horta para regar e acompanhar o desenvolvimento, anotando tudo nos diários que fizemos para eles. Finalmente, hoje, elas estão colhendo as hortaliças que plantaram”, contou o professor.

Presente na ação, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, aprovou a iniciativa. Para ele, todo o processo foi pensado de forma extremamente pedagógica, fazendo com que a criança entenda as fases do plantio, veja o resultado e se delicie com um produto fresco, colhido na hora.

“É um projeto muito interessante, porque a criança consegue aprender em todas as fases. É muito bom ver o aluno empolgado porque plantou um pé de alface e agora pode colher e comer no almoço, isso estimula a alimentação saudável e é um experiência que ele vai levar para a vida toda”, disse o secretário.

Hortaliças plantadas até o momento: alface, rúcula, couve, salsa, coentro, cebolinha, tomate, alfavaca, hortelã pimenta, hortelã, bertalha e pimentão.