A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon Carioca, notificou a Infraero e as companhias aéreas Gol, Latam e Azul, que operam no Aeroporto Santos Dumont, devido ao grande número de reclamações relacionadas a atrasos e cancelamentos de voos, nesta terça-feira (30/9). O aeroporto ficou cerca de 12h sem funcionar por conta de um derramamento de óleo na pista.
O transtorno causou o cancelamento de mais de 160 voos.
Segundo o Procon Carioca, equipes de fiscalização e atendimento do órgão estiveram no local e constataram filas extensas, desorganização generalizada e diversos relatos de passageiros que aguardavam atendimento há mais de cinco horas.
“O que presenciamos no aeroporto Santos Dumont é um desrespeito inaceitável ao consumidor. Falta de informação, ausência de assistência e horas de espera não podem ser tratadas com tanto despreparo pelas companhias aéreas e pela administradora do aeroporto. O Procon Carioca está tomando todas as medidas legais para garantir que os responsáveis prestem contas e que os direitos dos passageiros sejam assegurados”, afirma João Pires, secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
As principais queixas envolvem a falta de informações claras sobre a interdição do aeroporto, além da ausência de assistência adequada aos consumidores como realocação em outros voos, acomodação, alimentação e reembolso. O Procon Carioca diz ter cobrado explicações imediatas das empresas.
A Infraero afirmou, através de nota, que todos os recursos disponíveis foram utilizados para liberação da pista no menor prazo possível. As companhias aéreas Gol e Latam informaram que clientes foram reacomodados sem custos em outros voos disponíveis, inclusive a partir do aeroporto do Galeão.